segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lobitos em Força no Enforguias

No dia 30 de Outubro de 2011, os Guias (Bando Preto - João Mourão/Bando Cinzento - Carlota/ Bando Branco - Tomás) e os Sub-guias (Bando Preto -Catarina/ Bando Cinzento - Matilde/ Bando Branco - Zé Pedro) compareceram na Junta Regional de Santarém para o Enforguias. Teve esta Formação os objectivos de apresentar e sensibilizar os Guias e Sub-guias para o novo Sistema de Progresso dando grande valorização ao Conselho de Guias.

Pensamos que através do Jogo das Oportunidades os objectivos foram mais facilmente conseguidos... Agora só falta passar o que aprendemos aos Bandos para podermos aplicar no dia-a-dia.


Canhota
Chefe Guida

 

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ACAGRUP – Inicio Ano

No Fim-de-semana 1 e 2 de Outubro de 2011, os Lobitos do nosso Agrupamento participaram no ACAGRUP, que realizou-se na aldeia vizinha de Porto Mendo.
No primeiro dia, logo pela manhã, os lobitos compareceram no Campo de Futebol de Porto Mendo, cheios de energia e da melhor vontade para participar nas actividades propostas. A manhã foi composta por montagem de Campo e a cerimónia de abertura. Durante a tarde os lobitos efectuaram um jogo de pistas, onde para os mais velhos foi um recordar das coisas dadas nos anos anteriores, enquanto que para os Patas-tenras o inicio da sua vida na alcateia. Após a chegada do jogo e do merecido lanche, os lobitos puderam participar em vários jogos populares, divertindo-se e interagindo com o restante agrupamento. O dia terminou com um belíssimo Fogo de Conselho, onde todos puderam apresentar o que foram preparando ao longo do dia ao agrupamento e familiares presentes.


O Segundo dia de actividade, bem cedo começou. Após o som da alvorada, todos se levantaram de pronto, e prepararam-se para a Eucaristia que realizar-se-ia em Cem Soldos. Desmontaram o campo e fizeram a limpeza ao mesmo deixando o local um pouco melhor do que o encontraram, como lhes ensinou Baden Powell.

Em suma, podia se observar no final a alegria e cansaço no rosto das crianças, o que se podia concluir que o acampamento cheio de actividades tinha sido um sucesso. Além disso, também o principal objectivo tinha sido comprido, pois todos os novos elementos (Pata-tenras) se adaptaram bem e integraram-se facilmente nos respectivos grupos (bandos) e no Agrupamento.  

Bruno Mourão