quinta-feira, 30 de junho de 2011

ACAGRUP 2011 - Batalha

No dia 24 de Julho de 2011, o Agrupamento 837 Madalena - Cem Soldos reuniu-se pela manhã no centro da aldeia, de onde partiu para mais um fantástico ACAGRUP, terminando assim um ano recheado de grandes alegrias para o Agrupamento.
A viagem até à Quinta do Escuteiro na Batalha, ocupou parte da manhã, sendo o restante dia preenchido por montagem de campo e construções, dando oportunidade aos escuteiros porem em prática tudo aquilo que foram adquirindo ao longo do ano. Já os lobitos, aproveitaram a tarde para visitar as oficinas de restauro de vitrais, no Mosteiro da Batalha. Este primeiro dia, terminou com uma pequena reflexão e partilha entre todos, onde as violas foram ecoando pela bela noite dentro.
No dia seguinte, cedo se fez a alvorada, para assim desfrutar do dia que viria pela frente. O pequeno-almoço, elaborado pela equipa de preparação de refeições, foi servido em conjunto na cozinha de campo, onde todos usufruíram de tal manjar, mas sem antes fazer a oração matinal. Na manhã de sábado, dia 25, enquanto os exploradores e pioneiros realizaram jogos de orientação pelos percursos pedestres das redondezas, os lobitos foram visitar o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. De tarde, os papéis inverteram-se, pois desta os pioneiros e exploradores foram ao centro, enquanto os lobitos, separados por bandos fizeram um jogo de pistas por entre os trilhos da Quinta do Escuteiro, onde tiveram vários ateliês para poderem enriquecer um pouco mais os seus conhecimentos. O dia ficou finalizado com o magnifico Fogo de Conselho, que ficou marcado pela homenagem que o Conselho de Agrupamento quis prestar ao seu Grande chefe de Agrupamento, António Clemente, que há tantos anos tem lutado por este agrupamento, fazendo dele um Agrupamento não melhor nem pior que tantos outros, mas certamente diferente.
No terceiro e último dia, o Agrupamento de manha visitou o Mosteiro da Batalha e assistiu à missa dominical lá realizada. A tarde foi composta por arrumação e limpeza de campo e com a viagem de regresso até Cem Soldos.
Um acampamento cheio de alegria e boa disposição, que mais uma vez, na opinião dos seus elementos, obteve-se sucesso. Para a realização desta actividade o Agrupamento contou com a ajuda do Sport Clube Operário de Cem Soldos, ao emprestar a sua carrinha para o transporte, ao qual o Agrupamento agradece mais uma vez.



Da melhor vontade,
Bruno Mourão
 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Encontro Regional de Lobitos 2011 - Almeirim

Almeirim foi a anfitriã do Encontro Regional de Lobitos 2011, que decorreu no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio.
Este ano o tema abordado no ERL foi “A Zita encontra um tesouro”. A Zita tem sido a personagem adoptada nos últimos anos pela região de Santarém, sendo uma lobita exemplar, ao cumprir todas as etapas que um lobito terá de cumprir.

A actividade ficou marcada pelas fortes trovoadas, acompanhadas de chuva e muito vento, que teimavam em cair em Almeirim, mas sem nunca conseguir estragar o fim-de-semana às centenas de lobitos e dirigentes lá presentes.

No sábado, após a montagem de campo e abertura, que decorreram de manhã, realizou-se o jogo de cidade, onde os participantes conheceram a localidade, e participaram em diversos jogos, adquirindo novos conhecimentos e amizades. O dia terminou com a eucaristia e a festa dos piratas.

No dia seguinte, os lobitos foram ao encontro da Zita, à ilha do tesouro, com a ajuda dos piratas, que muito gentilmente nos cederam o seu barco para nos ajudar a chegar ao local. Na ilha, os lobitos repartiram entre eles o magnífico tesouro encontrado pela Zita, e puderam ainda mandar uns belos mergulhos nas piscinas da ilha.
O encontro terminou com a cerimónia de encerramento, onde os lobitos, merecidamente receberam a insígnia da amizade.

No final, todos os lobitos estiveram de parabéns pelo excelente desempenho na actividade, enriquecendo o mais precioso tesouro da alcateia, composto pelas novas experiências, amizades e grande união entre os elementos.

Da melhor Vontade
Bruno Mourão


Filme da actividade:




Para poderes ver o filme melhor vai a página de videos do nosso agrupamento, lá encontrarás este e muitos mais:

                                                                        http://www.youtube.com/user/agr837cemsoldos